Como escolher o Rack ideal para o seu Provedor

Com tantos modelos de Racks disponíveis no mercado, a escolha de qual modelo utilizar pode ser feita de maneira equivocada, caso alguns pontos não sejam avaliados. Para te ajudar nessa tarefa, a União Eletrometais elaborou um artigo com dicas e passos a serem seguidos, para que você acerte em sua escolha e não tenha preocupações a longo prazo. Vamos lá?

Modelos ideais para Provedores

Como os equipamentos de Provedores de Internet geralmente são mais robustos, há duas categorias principais que são adequadas a equipamentos de provedores, especificamente: Racks Fechados e Racks Abertos.

É importante lembrar que um dos requisitos básicos para acomodar essa infraestrutura, é o controle da temperatura, geralmente realizado por ar-condicionado.

Para decidir qual modelo será utilizado, é importante analisar os pontos citados abaixo, que são determinantes na hora de fazer sua escolha.

Acesso

Um dos fatores decisivos para a escolha do modelo de rack, é se o local em que os equipamentos ficam, possuem acesso restrito. Uma vez que é necessário manter os equipamentos fora do alcance de pessoas não autorizadas, deve-se optar pelo modelo fechado, caso não haja este tipo de controle. Nele, é possível instalar equipamentos de ventilação, para que o ar quente seja dissipado de dentro do rack.

Entretanto, se houver acesso restrito, o rack aberto é o mais indicado, uma vez que por não possuir portas, a circulação de ar do ambiente é maior, promovendo o resfriamento dos servidores e demais equipamentos.

Dimensionamento

Após escolher o modelo, é necessário dimensionar o Rack. Para isso, deve-se considerar quais produtos serão instalados, para suprir as necessidades do provedor.

Unidades: o tamanho de um rack, é basicamente definido pela sua capacidade de armazenamento em unidades, de maneira diretamente proporcional. Ou seja, um Rack 2U é menor que um Rack 8U, e assim sucessivamente.

Os equipamentos que são instalados nesse modelo de infraestrutura, são dimensionados da mesma maneira. Sendo assim, para cada aparelho instalado, deve-se somar suas unidades, para assim determinar qual deve ser o tamanho total do Rack.

Há alguns modelos de produtos, que não são classificados por unidade, são eles:

  • Servidor modelo Torre: considerar 9 unidades;
  • Monitor LCD 15 /17 ou 19 polegadas: considerar 9 unidades;
  • Switch modelo Rack: considerar 1 unidade;
  • Patch Panel: considerar 1 unidade.

Alguns equipamentos necessitam de acomodação em bandejas com maior espaço entre si, portanto, deixe de 3 a 5 unidades entre cada bandeja. Também é importante deixar espaços entre cada bandeja contida no Rack, para que assim, os cabos sejam dispostos mais facilmente.

Dicas extras:

  • Considere uma altura e profundidade maiores que as dimensionadas atualmente. Uma vez que a estrutura de seu provedor tende a aumentar, é importante utilizar o Rack já adquirido, e não comprar um novo para as mudanças estruturais da sua rede.
  • Para determinar a profundidade do Rack, é preciso verificar qual o equipamento de maior comprimento, que será instalado, e adicionar a este valor, 20 cm. Assim, haverá um espaço extra para a passagem de cabos dos aparelhos.
  • É recomendável utilizar uma régua de tomada a cada 10 unidades de espaço no Rack.
  • Caso haja restrições físicas no local de instalação, é recomendado utilizar Racks desmontáveis.