
Identificando problemas de logística
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A logística é um processo essencial para empresas dos mais diversos ramos e determinante quando se trata da experiência do cliente. Quando ocorre alguma falha nos procedimentos antes que o produto seja entregue ao destino final, toda a cadeia logística é prejudicada. Além do aumento nos custos, também pode ocorrer atraso na entrega e consequentemente a insatisfação dos clientes.
Para que você não enfrente essas situações, falaremos sobre os problemas mais comuns que envolvem a logística e como resolvê-los. Vamos lá?
Roubo de cargas
Infelizmente, a segurança de transporte no Brasil tem sofrido uma queda considerável, com o aumento do número de roubos de carga. Muitas vezes há perdas de grande valor para as empresas, além do transtorno e risco de vida aos funcionários responsáveis pelo transporte.
Para evitar ao máximo que isso aconteça, a palavra chave é prevenção. Há recursos tecnológicos disponíveis no mercado atual que devem fazer parte da sua estratégia para garantir a maior eficiência possível. Utilize-os para monitorar os veículos e as mercadorias e também para elaborar rotas.
É muito importante que também sejam realizados treinamentos para os colaboradores de sua empresa, uma vez que eles enfrentarão riscos caso sofram um ataque. Faça um levantamento de horários e trajetos nos quais ocorrem maior número de ocorrências e evite-os. Também é possível contratar escoltas para proteger as cargas e os motoristas, além de seguradoras.
Atrasos na entrega das mercadorias
Um dos problemas mais comuns relacionados à logística é o atraso na entrega dos produtos. Isso acontece por diversos fatores que incluem na maioria dos casos:
- Falta de planejamento;
- Falhas de comunicação;
- Não acompanhamento das etapas até a conclusão do processo;
Quando uma das tarefas não é concluída, uma reação em cadeia se inicia, interferindo no resultado final. Sendo assim, planeje detalhadamente os processos e estabeleça meios para uma comunicação eficiente.
Para que isso aconteça, inclua todas as pessoas que fazem parte dos processos no planejamento, para que cada uma levante seu ponto de vista e contribua para o sucesso de toda a equipe. Implemente também, um sistema que permita a visualização do andamento de cada processo em tempo real, assim é possível contornar imprevistos o mais rápido possível.
Entrega de produtos danificados
A entrega de produtos avariados também é bastante comum no mercado logístico. Isso geralmente acontece durante os processos de entrega , quando não há o devido cuidado no manuseamento das mercadorias. Este é um erro considerado grave, uma vez que demonstra ao destinatário certa falta de preocupação da empresa com o serviço, uma vez que a integridade física da carga não é mantida.
Para evitar que isso aconteça, é necessário adaptar o interior dos veículos com locais específicos para cada caixa, sem que ocorra o empilhamento de mercadorias fazendo com que haja danos. Além disso, evite passar por estradas sem manutenção, evitando movimentações bruscas durante o transporte.
Entregas para o destinatário errado
Definitivamente, este é um dos maiores erros que podem acontecer durante um processo logístico. Entregar um pedido para a pessoa errada gera transtornos para o cliente e muitas vezes também para a sua empresa.
Deixar que isso aconteça pode triplicar os custos do processo logístico, além de praticamente fazer o cliente esperar o dobro do prazo prometido.
Quando isso ocorre, a carga retorna ao armazém (quando a pessoa que recebeu a mercadoria a devolve) e um novo pedido deverá ser entregue, zerando os lucros dos players logísticos não tenham nenhum lucro. Para que isso não ocorra na sua empresa, é necessário implementar a tecnologia para a conferência de códigos de barra e outros métodos que confirmem a entrega correta das mercadorias.
Fatores externos
Imprevistos acontecem, e geram diversos transtornos, portanto, esteja preparado(a). Engarrafamentos, defeitos em veículos ou até mesmo acidentes de trânsito são problemas que podem surgir no meio do processo, atrasando a entrega. Quando isso acontece, é importante deixar todas as partes envolvidas cientes do ocorrido, incluindo o cliente.
Instale nos veículos meios de comunicação que possam enviar um sinal de alerta para esse tipo de situação, para que os gestores saibam o que houve e possam tomar as devidas providências.
Com essas informações, você pode prevenir e contornar os problemas mais comuns que envolvem a logística da sua empresa? Gostou das dicas?