Big Data: o que é e como aplicar na sua logística

Categorias: Utilidade

Você provavelmente já ouviu falar em Big Data não é mesmo? Neste artigo vamos apresentar esse conceito importante para o mercado atual e quais os benefícios de aplicá-lo à sua logística.

O Big Data, segundo Gartner é definido como: dados com maior variedade que chegam em volumes crescentes e com velocidade cada vez maior. Além disso, todo o conceito possui como base os 3 V’s que são: Velocidade (de processamento dos dados), Volume (quantidade massiva de informações) e Variedade (variações de conteúdos e formatos dos dados).

Aplicar o Big data no processo logístico de uma empresa pode ser extremamente útil se tratando da mineração de dados. Uma vez que fluxos de produtos, informações e serviços relacionados à logística, geram uma quantidade enorme de dados, aproveitá-los ao máximo é essencial. Com a maioria das informações sendo utilizadas, é possível otimizar e muito os processos deste setor.

Os benefícios

Processos operacionais mais eficientes

Ao oferecer a possibilidade de processar uma grande quantidade de dados, é possível obter informações sobre diversos processos operacionais. Conforme a base de conhecimento se torna mais sólida, estratégias que aumentem a eficiência operacional são implementadas com eficácia. Essa prática traz benefícios para: o aumento da qualidade, redução de erros e consequentemente de consertos, entre outros.

Previsão de demandas

Ao gerir um estoque, o responsável deve focar em manter a menor quantidade possível de produtos, sendo suficiente para atender às demandas. Ou seja, sem faltar ou sobrar. Assim, utilizar o Big Data é uma medida eficiente pois ele permite controlar demandas como reposição e maior procura por determinado item de acordo com a época do ano. Ao prever essas situações, os distribuidores podem se programar para o aumento do fluxo sem interferir no desempenho da logística.

Clientes mais satisfeitos

Para que uma empresa cresça e se estabeleça no mercado, é preciso construir uma base sólida. E um dos fatores que mais contribui para esse fim é ter clientes satisfeitos. Ao incluir o Big Data nos processos logísticos você impede falhas, agiliza envios e sai na frente da concorrência. Utilize-o para estudar padrões de entregas nas regiões com maior índice para otimizar a frota e invista em tecnologia para alcançar estes resultados. Toda essa melhoria afetará positivamente a experiência de seus clientes.

Redução de custos

Uma vantagem a longo prazo de se investir em Big Data é a redução de custos. Uma vez que o gestor tem uma visão sobre todas as etapas do processo com informações concretas, é possível identificar falhas. Ao fazer essa análise, o gestor implementa estratégias que não só corrigem erros, como melhoram padrões e aumentam a eficiência. Ao seguir este padrão, custos desnecessários são reduzidos ou até mesmo cortados por completo.

Com tantas vantagens é difícil não querer aderir a essa ferramenta, não é mesmo? Caso você queira saber mais sobre logística, clique aqui!