Inventário de estoque: o que você precisa saber

Categorias: Gestão, Utilidade

Você já ouviu falar de Inventário de Estoque? Quem possui uma empresa que lida com comercialização de produtos com certeza já precisou lidar com um controle do estoque, mas será que você sabe como implementá-lo corretamente? Neste artigo abordaremos tudo o que você precisa saber sobre esse recurso e quais são seus benefícios. 

O que é um inventário de estoque?

Um inventário é basicamente uma contagem de todos os itens que estão armazenados no estoque, em um momento específico. Assim, é possível fazer uma comparação do resultado com o registrado no controle digital. Caso haja divergência nos resultados, ocorreu um erro ou até mesmo um tipo de fraude.

Para otimizar esse processo, o ideal é manter uma contagem manual. Uma vez que algum erro possa ter sido cometido, é necessário criar uma rotina de contagem. Para ajudar na tarefa de manter o estoque organizado, a tecnologia é uma excelente ferramenta. Com ela, é possível prevenir a falta de produtos com demanda para vendas assim como produtos sem movimentação comercial.

Você pode utilizar softwares de gestão para ter um controle maior e mais eficiente sobre o inventário de estoque. Esse tipo de ferramenta torna a realização dessa tarefa automática, aumentando o desempenho dos responsáveis pelo setor. Com o tempo que seria utilizado para fazer a verificação do estoque, os colaboradores podem dedicar atenção a outros processos.

Tipos de inventário de estoque

Como dito anteriormente, um inventário de estoque se trata basicamente da contagem de produtos. No entanto, há algumas diferenças nos métodos de execução desse processo, que variam de acordo com o perfil, necessidade e capacidade da empresa. Confira agora quais são eles.

Cíclico: realizado em ciclos semanais ou mensais.

Permanente: para adotar esse modelo é preciso utilizar ferramentas que automatizem o registro e análise das informações. Como esse método é realizado em tempo real, sendo prático, é necessária a contagem manual eventual para prevenir erros.

Geral: se trata de realizar a contagem dos itens em um período específico. Nesse caso é preciso que algumas operações da empresa sejam interrompidas para o levantamento.

Rotativo: é o levantamento dos itens de acordo com seus grupos e contados separadamente. Se trata de uma contagem mais pontual.

Como fazer um inventário de estoque na prática

Uma vez que fazer essa contagem de estoque não é uma tarefa simples, selecionamos algumas dicas para você começar de forma simples e eficiente. 

Comece quando o fluxo está baixo

O melhor momento para iniciar esse processo é quando se tem um baixo fluxo de clientes ou demandas para ser atendidos. Você pode até mesmo executar essa tarefa quando a empresa estiver fora do horário comercial, para garantir precisão total na contagem.

Organização é fundamental

Antes de iniciar a contagem, é essencial dedicar tempo à organização dos produtos, agrupando-os por categoria. Dessa maneira, além de se facilitar o trabalho, a montagem do inventário se torna muito mais rápida.

Codifique os itens

Como em uma empresa há muitos produtos a serem registrados, uma boa estratégia de monitoramento é codificá-los. Os códigos atribuídos podem ser simples, contando apenas com combinações numéricas ou em barras. É importante também definir um padrão entre esses códigos, seja por categoria, cor ou tamanho dos itens.

Compare os resultados

Essa é a etapa mais importante de toda a montagem do inventário, já que a é responsável por detectar fraudes. Compare os resultados da contagem com o que está registrado no sistema de controle e se houver uma diferença significante, significa que houve um erro grave. Para facilitar e tornar essa etapa ainda mais eficaz, coloque todas as informações em um registro virtual, como um ERP. Essa ferramenta não só automatiza o processo de controle do estoque, como também interliga diversos setores da empresa. Com esse recurso em mãos, há menor chance de erros por falta de atenção, uma vez que as informações são compartilhadas.

Com essas informações, montar o inventário de estoque será uma tarefa muito mais eficaz. Quais são as dificuldades que você enfrenta nesse processo? Esse artigo lhe foi útil? Compartilhe a sua opinião conosco!