Os melhores indicadores de desempenho para logística

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No mercado onde a concorrência é cada vez maior, é fundamental buscar oferecer serviços melhores, otimizando os processos. Para isso, é essencial gerar dados confiáveis como base para tomada de decisões. Sendo assim, os indicadores de desempenho são as ferramentas certas para ajudar nessa tarefa. 

Confira neste artigo quais são esses indicadores e consequentemente como utilizá-los para aprimorar o setor logístico de sua empresa.

O conceito

Os indicadores de logística são ferramentas que permitem medir e avaliar com frequência o desempenho de cada um dos processos da empresa. Eles fornecem informações importantes sobre o que deve ser otimizado ou não no setor. A partir do planejamento, é possível obter benefícios o quanto antes, além de aumentar o nível de satisfação dos clientes.

Por que utilizar indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho são essenciais para qualquer negócio, mas se tratando de logística, eles são ainda mais importantes. Como esse setor é responsável pela entrega e armazenamento de mercadorias, é necessário focar em evitar perdas e otimizar processos. Confira quais são os benefícios de adotar essas ferramentas em sua empresa na prática.

Metas alcançadas

Ao fazer um planejamento para os setores de uma empresa, é comum estabelecer metas a serem atingidas. Com os indicadores de desempenho, a equipe verifica o progresso obtido, avaliando se está no caminho para alcançar o objetivo. Com métricas claras, cada setor pode avaliar quais pontos devem ser mantidos ou melhorados.

Equipe dedicada

Identificar como cada tarefa pode contribuir para o contexto geral otimiza a distribuição de atividades. Isso favorece o direcionamento dos esforços da equipe para que os processos sejam otimizados.

Procure ouvir seus colaboradores, uma vez que eles lidam com as consequências da estratégia colocada em prática. Questione se há alguma dificuldade sendo enfrentada e se o resultado esperado foi obtido. Desse modo, a equipe se sente valorizada e muito mais engajada na realização das tarefas.

Acompanhamento integral

Os indicadores devem ser utilizados para mensurar a evolução da empresa período por período. O acompanhamento pode ser realizado diariamente, semanalmente, quinzenalmente , mensalmente , semestralmente ou anualmente. A frequência mais utilizada é a mensal, podendo variar de acordo com o indicador utilizado. O ponto crucial desse processo é dimensionar as avaliações para que sejam feitas correções o quanto antes, caso uma falha seja detectada.

Segurança

O processo logístico é de extrema importância para a economia nacional, entretanto, também é uma atividade arriscada. Uma vez que há falta de segurança em diversas estradas e até mesmo cidades, é primordial que a integridade da carga seja mantida.

Os indicadores são aliados para fornecer informações sobre as etapas com maiores riscos, como:

  • roubo de cargas;
  • separação e expedição;
  • danos durante o transporte;
  • embarque e desembarque do veículo.

Com dados em tempo real, cada incidente pode ser tratado imediatamente para evitar novas ocorrências.

Principais indicadores de desempenho

On Time In Full — OTIF

Esse indicador mostra o quão eficiente foi a execução afim de cumprir os prazos (on time) em todas as etapas do processo (in full).

Essa é a visão que o cliente tem da operação, avaliando se a entrega foi realizada com sucesso no local indicado, dentro do prazo estabelecido e de forma completa. Para fazer a análise correta do OTIF, os dados utilizados são:

  • data e hora de processamento do pedido;
  • previsão de entrega ao consumidor;
  • manter o registro de OTIF atualizado.

Cálculo:

OTIF (%) = Número de entregas OTIF ÷ Número total de entregas x 100

On Time Delivery — OTD

Indica qual o percentual de entregas efetuadas dentro do prazo determinado sobre o total de pedidos despachados no período avaliado. Caso o resultado seja menor que o previsto, uma falha da gestão de transportes pode ter ocorrido.

Cálculo:

Total de entregas no prazo ÷ Total de entregas x 100

Índice de ocorrências

É um dos indicadores mais importantes, uma vez que aponta quantas vezes foram gerados acréscimos nos custos e prazos, impactando negativamente a experiência dos clientes.

Custo de transporte como porcentagem das vendas

Aponta o custo total do transporte em relação ao rendimento de vendas da empresa. Com esse dado, é possível verificar se os limites orçados são proporcionais ao lucro. Caso não sejam, como reduzir custos sem diminuir a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.

Seu acompanhamento deve ser mensal, dividido por grupo ou cliente.

Cálculo:

Custo Total de Transportes ÷ Total de Receita Bruta x 100

Percentual de cargas rastreáveis

Responsável por mensurar o nível de tecnologia presente nos transportes, assim como indicar o grau de segurança da análise de serviço.

Cálculo:

Número de cargas transportadas com rastreamento ÷ Total de cargas expedidas no mesmo período

Com todas essas informações em mãos, faça uma análise dos indicadores de desempenho logístico que mais se adequam às necessidades da sua empresa. Dessa forma, a qualidade dos serviços realizados só tendem a aumentar, melhorando os resultados obtidos. Lembre-se, não é necessário adotar todos os indicadores, já que a sobrecarga de monitoramento pode gerar informações irrelevantes.

E então, você já possui experiência com algum desses indicadores? Comente quais foram os benefícios obtidos.